Ibotirama

PRESIDENTE BIÊNIO 2023/2024

06/11/2023 às 14h21

BIOGRAFIA – ANDRÉ GESSÉ MORAIS

Conheça a trajetória de fé, superação e conquistas de André Gessé

Desde os seis anos de idade, o garoto Gessé demonstrava sua predisposição para as causas sociais, quando já trabalhava como vendedor ajudando a mãe. Nasceu e cresceu em Ibotirama, em uma humilde comunidade, comovido pelas carências e com um notório interesse pelo bem-estar das pessoas. Em seguida se tornou ambulante para ajudar na renda da família. Mais tarde, trabalhou como garçom e vendedor de pizza expressa.

André Gessé é cristão evangélico da Igreja Adventista do Sétimo Dia onde já sinalizava seu perfil de liderança, comandando o grupo dos Desbravadores, se tornando também ancião da igreja, função equivalente a pastor.

Encabeçou projetos sociais de grande relevância como o “Criança Feliz” e a campanha “Natal Sem Fome” que atua na arrecadação de brinquedos e alimentos para distribuição às famílias carentes de Ibotirama. Em seguida avançou no campo social se tornando vice-presidente da ABRE, associação beneficente evangélica.

Foi um dos fundadores da AMBASFRA, associação de moradores do bairro São Francisco, onde idealizou e articulou a criação da feira livre naquela comunidade, que também o projetou politicamente. A feira começou com apenas duas barracas e em poucas semanas já contava com cerca de cinquenta feirantes. Sob a liderança de Gessé, a área prosperou e, além de melhorias na infraestrutura, como pavimentação e cobertura, se consolidou como referência do comércio popular no município. A associação tem se fortalecido e disponibiliza aulas de capoeira por meio do projeto Educarte.

Ainda no bairro, André foi o responsável por articular a regularização fundiária com a entrega de centenas de escrituras definitivas de imóveis do conjunto habitacional do bairro, resolvendo uma questão que se arrastava por décadas.

André Gessé foi eleito 1º suplente de vereador, mas assumiu uma cadeira na Câmara sendo empossado para o mandato, no início de 2017. Como político, Gessé defende a bandeira da transparência e da atuação efetiva, imprimindo um estilo diferenciado, com campanhas pautadas na honestidade e moderação financeira, marcada por propostas de interesse coletivo e contando apenas com seu prestígio pessoal junto a diversos segmentos sociais.

Em 2020, foi reeleito vereador, mantendo a cadeira como titular e ocupando a vice-presidência da Casa. No dia 20 de dezembro de 2022, André Gessé foi eleito Presidente da Câmara Municipal, para o biênio 2023-2024.

Tem cumprido, com rigor, o expediente em seu gabinete, desempenhando as obrigações regimentais e ouvindo a comunidade em suas demandas. Quando questionado sobre sua dedicação à causa popular, ele diz que é algo que se adquire naturalmente, de berço, pois a família é um grupo de pessoas que é o pilar de uma sociedade. “Se sua base for bem consolidada, sua vida e tudo o que você empreender, passa a ter sentido”, disse Gessé, que é casado com Rute Moreira, com quem tem dois filhos, Tharsio e Lucas.

De origem humilde, acreditou, batalhou e conquistou seu espaço. Sua história certifica o potencial que lhe é peculiar e aponta para uma trajetória de crescimento, já que desfruta da confiança e da aceitação popular, credenciais imprescindíveis a um político em carreira ascendente, com aptidão nata para a vida pública.